Books

Filosofia da linguagem – Uma introdução

filosofiadalinguagem

Miguens, Sofia. Filosofia da linguagem – Uma introdução. Porto, FL–UP, Colecção CAP-FLUP, 2007, 294 pp. ISBN: 978-972-8932-28-2. (2ª edição: 2012)

O presente manual de Filosofia da Linguagem é um dos resultados da leccionação da disciplina na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Constitui uma introdução aos estudos contemporâneos nessa área e é dirigido a estudantes de filosofia mas também a todos aqueles que se interessam por questões relativas à linguagem. A questão geral tratada é a das relações entre o pensamento, a linguagem e o mundo. Ao mesmo tempo é proporcionada uma iniciação ao pensamento de alguns dos mais importantes teóricos contemporâneos da linguagem (N. Chomsky, G. Frege, B. Russel, L. Wittgenstein, J. Austin, J. Searle, W. V. Quine e D. Davidson).

Racionalidade

Miguens, Sofia. Racionalidade. Porto, Campo das Letras, 2004, 215 pp. ISBN: 978-972-6108580.

A questão da racionalidade, da avaliação do pensamento pelo pensamento, é uma questão antiga e um terreno tradicional da filosofia: é difícil, ou mesmo impossível, nomear um filósofo que não tenha pensado sobre os princípios que guiam a forma como pensamos e como agimos. O que é novo é a forma como essa avaliação pode e deve ser feita considerando dados da ciência cognitiva. O que se procura, de qualquer forma, com uma teoria da racionalidade é (i) uma descrição ou caracterização dos factores em jogo nas ocasiões em que agentes passam de determinadas crenças para outras crenças, adicionam ou eliminam crenças do seu corpo de crenças, ou optam, a partir de um conjunto de crenças e desejos, por um curso de acção por entre várias alternativas, (ii) um conjunto de hipóteses acerca da forma como decidimos entre critérios de correcção quando falamos da justificação ou racionalidade de crenças e acções, (iii) um conjunto de hipóteses acerca das razões por que queremos saber (se de facto queremos) se as nossas crenças são verdadeiras e os nossos raciocínios e acções racionais. (do Projecto de Investigação Rationality, Belief, Desire – motivation to action from the viewpoint of the theory of mind)

Uma Teoria Fisicalista do Conteúdo e da Consciência – D. Dennett e os debates da filosofia da mente

Uma Teoria Fisicalista do Conteúdo e da Consciência

Miguens, Sofia. Uma Teoria Fisicalista do Conteúdo e da Consciência – D. Dennett e os debates da filosofia da mente. Porto, Campo das Letras, Colecção Nous, 2002, 596 pp. ISBN: 972-610-653-2.

O crescimento explosivo da ciência cognitiva é importante para a filosofia. Mesmo que o estudo científico da mente e da cognição possa ser considerado como a invasão de um terreno tradicionalmente filosófico, o que se verifica é que a ciência cognitiva é em grande parte filosofia redescoberta. (É isso que se procura mostrar com o estudo da obra de Daniel Dennett que aqui se apresenta)

Le Silence des Sens

Le Silence des Sens

Charles Travis, Le Silence des Sens, Paris, Editions Cerf, 2014.

The french translation of Charles Travis’s “The Silence of the Senses” among other papers. Translation: Bruno Ambroise and preface by Jocelyn Benoist, in a project by the CURAPP-ESS research group.

From Minds to Persons – MLAG Discussion Papers, vol. 6

From Minds to Persons

Rui Vieira da Cunha; Clara Morando & Sofia Migens (eds.), From Minds to Persons, MLAG Discussion papers, Vol. 6, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.

Discussion papers presented at the 1st MLAG Graduate Conference in 2012 are now published.

This book is available for download in PDF format.