Por que Razão? – Razões para acreditar, para agir, e para preferir

On March 6, 2018 by zepedrocorreia

Por que Razão? – Razões para acreditar, para agir, e para preferir. Brena Fernandez, Luís Veríssimo, Diana Couto (eds.). MLAG Discussion Papers, Vol. 8. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2017.

O presente volume reúne uma seleção de oito artigos apresentados no âmbito do MLAG Research Seminar, uma actividade do Mind, Language and Action Group (MLAG), grupo de investigação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, ao longo do biénio 2015-2016. As sessões nas quais estes artigos foram apresentados e discutidos gravitaram em torno de tópicos relacionados com a mente, a agência, e a racionalidade – eixos centrais do MLAG -, estandendo-se a outras áreas como a estética, a ética, e a filosofia política.

Os oito artigos que aqui reunimos ilustram esta riqueza e interseção temáticas, e reflectem o desejo do grupo de cruzar os seus tópicos centrais de interesse com muitos outros, potenciando um diálogo fértil e aberto dentro do próprio domínio filosófico. Em todos eles, e guiados pela motivação comum de responder à questão que intitula este volume, os seus autores procuraram apresentar boas razões para a defesa dos argumentos que contribuem para a explicação dos problemas que suscitaram as suas investigações.

Enquanto organizadores de Por que razão? Razões para acreditar, para agir e para preferir, também nós podemos indicar boas razões para o trabalho que aqui apresentamos. Se alguém porventura nos perguntasse “Por que Razão Tudo Isto?”, poderíamos indicar como uma das razões a nossa crença de que nenhuma filosofia sã pode nascer de um monólogo, nem de nenhum tipo de actividade solitária. O nosso desejo é que este volume seja testemunho disso mesmo.

Índice disponível aqui.