Books

Por que Razão? – Razões para acreditar, para agir, e para preferir

Por que Razão? – Razões para acreditar, para agir, e para preferir. Brena Fernandez, Luís Veríssimo, Diana Couto (eds.). MLAG Discussion Papers, Vol. 8. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2017.
O presente volume reúne uma seleção de oito artigos apresentados no âmbito do MLAG Research Seminar, uma actividade do Mind, Language and Action Group (MLAG), grupo de investigação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, ao longo do biénio 2015-2016. As sessões nas quais estes artigos foram apresentados e discutidos gravitaram em torno de tópicos relacionados com a mente, a agência, e a racionalidade – eixos centrais do MLAG -, estandendo-se a outras áreas como a estética, a ética, e a filosofia política. Os oito artigos que aqui reunimos ilustram esta riqueza e interseção temáticas, e reflectem o desejo do grupo de cruzar os seus tópicos centrais de interesse com muitos outros, potenciando um diálogo fértil e aberto dentro do próprio domínio filosófico. Em todos eles, e guiados pela motivação comum de responder à questão que intitula este volume, os seus autores procuraram apresentar boas razões para a defesa dos argumentos que contribuem para a explicação dos problemas que suscitaram as suas investigações. Enquanto organizadores de Por que razão? Razões para acreditar, para agir e para preferir, também nós podemos indicar boas razões para o trabalho que aqui apresentamos. Se alguém porventura nos perguntasse “Por que Razão Tudo Isto?”, poderíamos indicar como uma das razões a nossa crença de que nenhuma filosofia sã pode nascer de um monólogo, nem de nenhum tipo de actividade solitária. O nosso desejo é que este volume seja testemunho disso mesmo.
Índice disponível aqui.

Pre-reflective Consciousness – Sartre and contemporary philosophy of mind

Pre-reflective ConsciousnessPre-reflective Consciousness – Sartre and contemporary philosophy of mind. Sofia Miguens, Gerhard Preyer and Clara Morando (eds.). London, Routledge, 2016. ISBN: 978-1-138-92581-6 (hardback); 978-1-315-68114-6 (ebook)

Pre-reflective Consciousness: Sartre and Contemporary Philosophy of Mind delves into the relations between the current debates on consciousness within analytical philosophy and the debates taking place in continental philosophy in the twentieth century and in particular within the work of Sartre. Examining the return of the problem of subjectivity in philosophy of mind and the idea that phenomenal consciousness could not be reduced to functional or cognitive properties this volume aims to rethink borders between what counts as ‘inner’ and ‘outer’ when the nature of the mental is at stake.

Ser ou não ser Kantiano

Ser ou não ser KantianoSer ou não ser Kantiano. Coord. Sofia Miguens Paulo Tunhas, João Alberto Pinto e Susana Cadilha. Lisboa, Colibri, 2015. Colecção Episteme. ISBN: 978-989-689-419-1

Este livro reúne trabalhos do Projecto The Bounds of Judgement (PTDC/FIL-FIL/109882/2009), em particular aqueles ligados ao seminário Ser ou Não Ser Kantiano, que decorreu em 2013 na Universidade do Porto, organizado por Sofia Miguens, Paulo Tunhas, João Alberto Pinto e Susana Cadilha. A principal intenção do seminário era contrapôr as concepções kantiana e fregeana de juízo. A concepção fregeana de juízo foi o centro da exploração da natureza do pensamento e dos pensadores no Projecto The Bounds of Judgement. Ela ficou expressa no livro Frege e Intérpretes de Frege – Seminário de Charles Travis, editado por Sofia Miguens e Susana Cadilha e publicado nesta mesma colecção. Ser ou Não Ser Kantiano funciona como a contraparte de Frege e Intérpretes de Frege. Para além do choque das propostas, fregeana e kantiana, acerca do que é ser um pensador, houve, no seminário Ser ou Não Ser Kantiano, interessantes discussões, de todo o tipo, acerca da filosofia kantiana ela própria, das quais aqui fica um sinal.

Frege e Intérpretes de Frege

Frege e Intérpretes de FregeFrege e Intérpretes de Frege. Seminário de Charles Travis. Lisboa, Colibri, 2013. Colecção Episteme. Sofia Miguens e Susana Cadilha (eds). Páginas. ISBN: 978-989-689-383-5.

Fala-se aqui não apenas da natureza de pensamentos (comummente tratados sob o título de ‘proposições’), sentido, referência, conceitos e objectos, ou da natureza de uma Begriffsschrift ou escrita conceptual (o nome que Frege deu ao seu sistema de lógica), mas também de questões que se prendem com a natureza da representação, da primeira pessoa e da e com uma concepção da da lógica e da verdade. No fundo, e em suma, trata-se de tentar definer o que é ser um pensador. Tal como aconteceu nos seminários que deram origem ao volume, os textos de Frege estão no centro da exploração dos temas (prefácio)

Acção e Ética – Conversas sobre Racionalidade Prática

Acção e ÉticaAcção e Ética – Conversas sobre Racionalidade Prática, Sofia Miguens e Susana Cadilha coords., Lisboa, Colibri, 2011, 310 pp. ISBN: 978-972-772-155-8).

O presente volume explora tópicos centrais da filosofia da acção tais como a natureza e a explicação das acções, bem como questões adjacentes relativas a agência, intenção, deliberação, decisão, acrasia, etc. Procura-se ainda investigar se as posições perante tais tópicos e questões se reflectem em concepções substanciais do que se deve fazer, e portanto na ética.